Inteligência Financeira

14 de novembro de 2017

Como comprar bem?!

Antes de comprar qualquer produto e preciso refletir sobre as reais necessidades que levam a essa atitude. O consumo inconsciente e o pior inimigo do equilíbrio financeiro. Sempre que for comprar algum item. pergunte a si mesmo: o produto que vou comprar: agregará algum valor na minha qualidade de vida?

A compra por Impulso leva as pessoas ao endividamento. e o pior; utilizam o crédito para pegar produtos que não acumularam em nada em suas vidas. A compra consciente deve passar por um filtro que, se não fizermos, nos tornaremos reféns das “sacolas’, e pior, reféns do crédito e do endividamento.

Passo a passo para uma boa compra:

  1. Verificar como esta seu lado emocional e não comprar no momento de euforia ou tristeza;
  2. Fazer pesquisas em no mínimo três estabelecimentos diferentes;

III. Poupar para comprar a vista;

  1. Solicitar desconto;
  2. Se a necessidade levar ao crédito, procure a menor taxa, e se possível o menor prazo

para pagamento;

Black Friday!

A Black Friday esta ano será realizada no dia 24 de novembro e já vem sendo tratada pelas lojas como uma grande alternativa para alavancar as vendas, assim, muitas lojas do pais prometeram proporcionar grandes descontos, contudo, existem falsas promoções onde algumas lojas elevam os preços expressivamente dias antes para depois conceder os falsos descontos. Cuidado!

Lembrando que o consumidor deve estar mais atento ao dinheiro. Mas, se as promoções forem boas, devemos comprar? Não necessariamente.Para quem planejou esse momento e tem pesquisado a alguns meses, pode ser vantajoso, agora aproveitar a oportunidade para adquirir um produto sem necessidade só pelo desconto, é o mesmo que não comprar bem.

Segundo o Educador Financeiro, Humberto Correa Pafume: ‘Essa poderá ser uma ótima oportunidade para quem precisa e se preparou para comprar à vista”.

Certifique-se de que realmente está obtendo bons descontos e boas compras!

  1. Verificar se a parcela caberá no seu orçamento.