Conheça as 12 dúvidas mais frequentes sobre o Sicoob

4 de julho de 2017

Dúvidas todo mundo tem e, muitas vezes, são as mesmas. Por isso, tão importante quanto as perguntas, dividir as respostas com vocês é ainda mais essencial para que nossa instituição cresça junto!

Confira:

1) O que é o Sicoob?

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que oferece uma linha completa de produtos e serviços de natureza bancária a condições competitivas e compartilha os resultados financeiros com seus donos – os cooperados.

2) Como eu encontro o Sicoob?

No link: http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

3) Quem pode abrir uma conta no Sicoob?

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode ter uma conta no Sicoob.

4) Quais produtos e serviço são oferecidos pelo Sicoob?

Empréstimos, soluções financeiras, investimentos, cartões, previdência, conta corrente, poupança, consórcios, seguros, cobrança, adquirência (maquininha de pagamento).

5) Como faço para me associar?

Para se associar, a integralização das cotas é necessária para se tornar cooperado e ter acesso aos produtos e serviços financeiros do Sicoob. O valor e a forma de pagamento dessa cota de integralização variam de cooperativa para cooperativa. Os documentos são os mesmos que você usaria para abrir uma conta corrente em uma instituição bancária. Para pessoa física: comprovante de renda, CPF, documento de identidade, comprovante de residência (faturas de água, luz, telefone fixo e IPTU ou contrato de locação de imóveis). Para pessoa jurídica: CNPJ/MF e inscrição Contrato social/alterações e inscrição estadual e documentos dos procuradores.

6) Quais as principais vantagens do Sicoob?

  • Tarifas de serviços menores;
  • Melhor remuneração dos investimentos;
  • Atendimento personalizado;
  • Investimento nas comunidades;
  • Envolvimento direto com projetos sociais nas comunidades;
  • O Sicoob está presente em todo o Brasil;
  • Taxas de empréstimos mais competitivas;
  • Decisões democráticas;
  • Participação do cooperado nos resultados financeiros;

7) Quais são os Canais de Atendimento disponíveis no Sicoob?

A rede de atendimento do Sicoob conta com mais de 2,5 mil pontos de atendimento em todo País, sendo 3.068 Terminais de Autoatendimento, 880 correspondentes e 19 mil ATMs da Rede 24h, além de outros canais alternativos de autoatendimento como o TV Banking, Mobile Banking Internet Banking e redes sociais (Facebook).

8) Como funciona a dinâmica de negócio de uma cooperativa?

Em uma cooperativa, o correntista não é apenas um cliente – é chamado de cooperado porque também é dono do empreendimento. Por isso, ele tem acesso a produtos e serviços financeiros com juros e tarifas menores, além de receber um tratamento personalizado.

A partir do momento que é feita a integralização das cotas e aberta uma conta, a pessoa torna-se associada da cooperativa (sócia), mas também usuário porque utiliza os produtos e serviços oferecidos.

A cooperativa é dirigida por dirigentes eleitos pelos cooperados, contribui para o desenvolvimento local por meio da retenção e aplicação dos recursos de poupança e renda no próprio município, além de promover a divisão dos resultados financeiros ao final do exercício. Além disso, os cooperados participam das decisões da cooperativa nas assembleias e podem ser eleitos para exercer a função de gestor administrativo na instituição.

9) É exigido um depósito inicial? Ele é investido? Ele rende para o cooperado?

Sim. A integralização das cotas é exigida para se tornar cooperado e ter acesso aos produtos e serviços financeiros. A cota capital é o valor, em moeda corrente, que cada pessoa deposita ao ingressar na cooperativa, tornando-se cooperada.

O valor integralizado pelo cooperado é depositado em uma conta em seu nome, denominada conta capital. A conta capital é importante para a sustentabilidade da cooperativa, não podendo ser movimentada como uma conta corrente comum. Seus aportes, bem como as condições de saque, estão estabelecidos no Estatuto Social.

O valor e a forma de pagamento dessa cota variam de cooperativa para cooperativa e pode ser resgatado o quando cooperado se desliga da cooperativa, conforme estatuto.

10) Como funciona a remuneração do capital social dos cooperados?

A remuneração ao capital representa um dos diferenciais competitivos da cooperativa. Os resultados financeiros que, nas instituições financeiras convencionais, vão direto para os acionistas, nas cooperativas é compartilhado com os cooperados.

O Capital Social é parte do patrimônio de uma cooperativa financeira e é composto pelo somatório de todas as quotas-partes dos cooperados. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os cooperados depositam no momento em que entram na instituição. Este recurso é o que confere solidez à cooperativa.

Para a cooperativa, o Capital Social confere um fortalecimento do patrimônio líquido e a expansão da instituição. É uma fonte de recurso que possibilita aos cooperados obterem linhas de crédito com prazos maiores de pagamento e juros mais atrativos. Além disso, representa estabilidade financeira e segurança.

11) Quais são as garantias/seguranças que o cooperado conta por pertencer ao Sicoob?

Assim como nas convencionais instituições financeiras que contam com o Fundo Garantidor de Crédito, o investimento no Sicoob é garantido, até o limite de R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). O Sicoob atua com forte proximidade ao cooperado, em um sustentável modelo que garante o crescimento acima da média nacional e um elevado nível de satisfação por parte dos cooperados.

12) As instituições financeiras cooperativas cobram tarifa bancária?

A política de cobrança de tarifas varia com cada cooperativa e seu estatuto, podendo ser ou não cobrada. No entanto, nas instituições onde há a cobrança, os valores são inferiores aos pacotes oferecidos pelo mercado.