Finanças pessoais e contas da empresa: como administrar?

10 de setembro de 2019

Todo empreendedor deve ter sempre a preocupação de planejar e organizar muito bem suas finanças pessoais e as da empresa. O primeiro passo para o sucesso deste planejamento é separar uma coisa da outra.
As contas bancárias também devem ser independentes: uma para a Pessoa Jurídica e outra para a Pessoa Física. Se você se considera um tanto desligado e acha mais prático juntar tudo, cuidado! Este é um erro grave e pode comprometer a saúde financeira da sua empresa, e o seu orçamento pessoal também.
Confira aqui algumas dicas para cuidar melhor das suas finanças:
1. Separar as contas pessoais das finanças da empresa ajuda você a compreender melhor o seu orçamento familiar e o fluxo de caixa do seu negócio.
2. Estabeleça data para receber seu pró-labore e efetuar retiradas. Apure com seu contador qual o procedimento correto e jamais pague contas da empresa com seu dinheiro e vice-versa.
3. Se a sua empresa for familiar, o cuidado deve ser maior. Além de não misturar assuntos pessoais com trabalho, você deve ter atenção extra às finanças: nada de adiantamentos e empréstimos sem controle, muito menos realizar sonhos de consumo com o cartão de crédito da empresa.
4. Pense no fluxo de caixa como o coração do seu negócio. Em um primeiro momento, de forma simplificada, podemos dizer que ele controla a entrada e saída de dinheiro da sua empresa. No entanto, ele envolve estratégia, quando você aprende a interpretá-lo e toma decisões significativas para melhorar a saúde financeira da sua empresa.
5. Você pode evitar muitos problemas comuns de fluxo de caixa, otimizando contas a receber, por exemplo, ao aceitar cartões de crédito e débito, ao utilizar meios eletrônicos para efetuar pagamentos e cobranças etc.
O Sicoob Circuito das Águas ajuda a você a crescer oferecendo diversos serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. As soluções são especialmente desenvolvidas para atender as necessidades de cada cooperado e possuem a essência do cooperativismo, com taxas e condições melhores que as práticas no mercado.
Entre em contato com uma das nossas agências para ficar por dentro dessa instituição que só cresce a cada dia.